"As equipes são mais do que simples grupos humanos, pois elas tem características impares que os grupos não tem." (CHIAVENATO, 2010)
Um dos melhores momentos do meu dia é quando eu posso sentar no sofá depois de um longo dia de estudos e trabalho para assistir as series que eu gosto. Uma delas é Glee.
Glee é uma série musical que conta a historia de um grupo que luta para conquistar o troféu nacional na competição entre corais nos EUA. Entretanto essa disputa serve apenas como pano de fundo para que possamos conhecer mais a fundo cada um dos elementos que formam essa talentosa equipe.
O Glee Club é uma equipe de jovens do colegial americano, onde cada um tem uma característica bem singular e distinta dos outros membros, sendo essas diferenças as responsáveis por diversas discussões e desentendimentos.
Mas como pode uma equipe com membros tão diferentes dar certo? Na verdade é essa diferença que leva o Glee Club a ser tão interessante e competente em sua função, pois cada um tem uma competência diferenciada, e a junção de todas elas é que forma a equipe.
Fazendo um paralelo com a administração, Chiavenato nos diz que equipes funcionais são formadas por pessoas com diferentes competências (finanças, marketing, Produção), mas que se unem afim de alcançar um objetivo especifico. Sendo assim o Glee Club é um ótimo exemplo disso, nos mostrando que a Gestão de Pessoas esta em todo lugar onde exista o ser humano, bastando a nós apenas querer enxerga-la.
A serie já ganhou diversos prêmios, entre eles 2 Globos de Ouro de melhor série do ano. Ela é exibida no Brasil pelo Canal Fox e pela Rede Globo. Já foram feitas performances de artistas bem distintos indo desde AC/DC e Aerosmith até Lady Gaga e Rihanna. Veja abaixo duas ótimas performances:
Adele - Roumor Has It/Someone Like You
Fun. - We are Young