sábado, 19 de maio de 2012

Pessoas com Deficiência Física e os Cargos de liderança

Já fiz uma postagem abordando a questão dos deficientes físico nas organização falando um pouco sobre sua socialização (Link), discutindo se ela deve ser diferenciada ou não. Agora venho falar um pouco sobre as pessoas com deficiência novamente, mas abordando um tema muito comentado atualmente, até mesmo em sala de aula: A Liderança!  

As Organizações prezam por profissionais bem capacitados em seus cargos de gerencia, ou melhor nos cargos que necessitam de pessoas com um pensamento estratégico. Entretanto, apesar de muitos deficientes físicos estarem aptos a ocupar essas vagas, não é o que vemos atualmente. 

O portal da revista Você S/A publicou uma reportagem justamente sobre esse tema, mostrando que as vagas disponíveis para os profissionais com deficiência são, na grande maioria das vezes, de cargos operacionais.

Isso me faz pensar que será que o que ocorre nesses casos é a falta de qualificação ou apenas o puro e velho preconceito? Enfim, em ambos os casos devemos buscar melhorar essa situação, afinal não adianta a organização ter apenas no papel a preocupação com o social e não fazer nada em relação a isso.

Leia a reportagem da Você S/A e fique por dentro do assunto: Faltam Cargos de Liderança para PCDs


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Os Fundadores e a Cultura Organizacional



A Cultura Organizacional é determinada pelos valores dos fundadores, por isso é importante saber a historia de criação da mesma, pois assim é possível compreender como esses conceitos foram transmitidos para a Organização. Ao ser transmitido um valor para a cultura da Organização, esse valor irá permanecer durante anos sendo passado de colaborador para colaborador.

O vídeo abaixo exemplifica isso de maneira muito interessante, onde os primeiros macacos passaram a cultura de dentro da gaiola para os novos, fazendo com que no final do vídeo a cultura já estivesse bem estabelecida. Assista:


Venho indicar como complemento um artigo bem interessante, que demonstra a importância dos valores dos fundadores para a cultura, mostrando que nos primeiros anos esses valores permanecem de forma extremamente forte, mas que apesar dessa relevância diminuir com o passar dos anos, esses valores continuam sempre integrados a cultura da Organização.







Facebook e a Satisfação Organizacional



O Facebook é atualmente a rede social que mais tem "bombado" entre os brasileiros, sendo utilizado na maioria das vezes para conversar com amigos e encontrar parceiros românticos. Com isso a rede social se torna uma válvula de escape do atribulado mundo real, onde as pessoas se divertem jogando online e interagindo com outras diversas pessoas (muitas vezes desconhecidas).

Como já vimos, o Gestor Organizacional deve prezar pela satisfação de seus colaboradores, pois assim eles podem trabalhar motivados, resultando em um clima organizacional positivo. Tendo em vista essa satisfação, determinados gerentes tem optado por utilizar o Facebook como uma ferramenta para adquiri-la, permitindo a sua utilização durante o horario de trabalho. Segundo um consultor de Chicago (EUA):

"Essas ferramentas permitem que você trabalhe por muitas horas sem enlouquecer"

 Essa notícia nos lembra que o importante na organização é sempre buscar o melhor para o seu colaborador, pois ele é a força motriz da Organização e deve ser administrado de maneira estratégica de forma que esteja satisfeito e motivado a dar o seu melhor no ambiente de trabalho.

Caso você queira saber mais sobre a pesquisa, clique no link da notícia no portal Terra:



Já aproveito para indicar uma serie de videos para o You Tube produzida pelo Banco Bradesco, que traz Dicas de Etiqueta para o Facebook. Os vídeos contam com o humorista Marcelo Adnet, Gloria Kalil e Tati Bernardi, comentando sobre formas de agir e interagir na rede social. Aprenda e se divirta:







domingo, 13 de maio de 2012

Empowerment e a Cultura Organizacional

Na Organização qualquer a decisão a ser tomada deve estar de acordo com a Cultura Organizacional previamente instituída. Sendo assim é inviável implementar uma medida ou uma estrategia organizacional se esta não segue os valores e a cultura da Organização. A tirinha abaixo é um exemplo disso, onde o gestor tenta, de forma falha, utilizar do Empowerment em sua organização:


O Empowerment constitui-se em dar poder de decisão as colaboradores da sua equipe de trabalho. No vídeo abaixo podemos compreender um pouco do tema, onde o Consultor Organizacional Wellington Moreira apresenta o conceito:





Clima Organizacional no Grupo Boticário


"Atualmente, a grande preocupação de gerentes e supervisores reside no diagnostico adequado das reais motivações daqueles com quem trabalham." Cecília Whitaker Bergamini

O Pesquisa de clima nas organizações é uma ferramenta de grande valia para os gestores, pois a partir dos resultados gerados, o administrador poderá encontrar a melhor forma resolver os problemas internos da Organização, descobrindo o que motiva e o que leva a satisfação de seus colaboradores.

O Grupo Boticário se preocupa com seus funcionários e o bem estar organizacional dos mesmos, realizando de 2 em 2 anos uma pesquisa de Clima Organizacional a fim de encontrar pontos  ser melhorados e ressaltar os positivos, transformando-se assim em uma organização boa para se trabalhar.

Este é um vídeo que mostra um pouco sobre a pesquisa de clima no Grupo Boticário, mostrando sua importância, explicando como eles a realizam e demostrando seus resultados:



A importancia dada aos colaboradores é algo que pode ser percebido nitidamente a partir do relatorio de Sustentabilidade do Grupo Boticário, onde podemos conhecer o que eles realizam em prol de seus funcionarios na organização como a oportunidade de se aperfeiçoar continuamente atraves da Universidade Cooporativa, a criação de um time de Alto Desempenho, o programa de gestao de carreira e empregabilidade, entre outras medidas. No link a seguir você pode conhecer isso e muito mais sobre a Organização: