Na Era do Conhecimento o "Fator de Produção" mais importante é o ser Humano, já que ele é aquele que retêm conhecimento na organização. Sendo assim é importante buscar reter os bons profissionais, podendo ser gerenciamento dos contratos psicológicos uma forma de se conseguir isso.
O contrato Psicológico é um conjunto de expectativas recíprocas relativas as obrigações mútuas entre empregadores e empregador, sendo que quando o empregado pensa que seu chefe viola ou desrespeita um contrato psicológico isso o leva a pedir demissão, representando assim uma perda para a organização. Esse contrato surge no momento que o novo funcionário é apresentado a empresa no processo de orientação das pessoas, onde ele recebe informações sobre como será sua vida na organização, gerando assim diversas expectativas.
Sendo essa uma importante ferramenta para o gestor durante o processo de orientação de pessoas, venho indicar um artigo relativo ao tema. Segue o Link:
O artigo tem como objetivo discutir as consequências da violação de contratos psicológicos e relaciona-las a rotatividade voluntária. Onde o empregado responde com comportamentos e atitudes a medida que percebem uma discrepância entre suas expectativas e o que de fato recebem de seus superiores.
Boa Leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário