A Socialização é o momento onde o novo colaborador irá ser integrado ao contexto da organização, sendo este contexto delimitado pela cultura e o sistema organizacional. Sendo assim este é um momento importante, tanto para a organização que deverá efetuar a socialização da melhor forma para que o funcionário atenda as suas expectativas, quanto para o funcionário, pois esta é a hora em que ele irá descobrir a melhor forma de se agir, podendo utilizar da oportunidade até mesmo para fazer amizades.
Surge então uma questão: O novo funcionário, que tem uma deficiência física, deve ser socializado de maneira diferenciada?
Em relação a esse tema venho indicar o artigo "Socialização Organizacional de Pessoas com Deficiência" que destrincha um pouco sobre o assunto, buscando entender como se dá o processo de socialização daqueles com alguma necessidade especial.
Resumo do artigo:
"O objetivo da pesquisa foi identificar as principais características do processo de socialização das pessoas com deficiência (PCDs) nas organizações. Consideraram-se três dimensões do processo de socialização: biográfica, relacional e organizacional. Identificou-se ações de busca de domínio do trabalho, ações de integração ao grupo de trabalho e ações de conhecimento dos valores da organização realizadas pelas próprias PCDs. As organizações não tinham táticas de socialização sistematizadas. Ficou evidenciada a associação positiva entre táticas de socialização individualizadas e percepção de ações de adequação das práticas e condições de trabalho.
Palavras-chave: Socialização organizacional, pessoas com deficiência, diversidade, trabalho, gestão da diversidade."
Leia o artigo inteiro: http://www.scielo.br/pdf/rae/v50n3/03.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário