quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dica de Filme: O diabo veste Prada (Analisando os processos de GP)



Assistir a um bom filme é sempre bom, melhor ainda é agregar conhecimento por meio deste. O foco desta postagem é isto, dar uma dica de filme que traga consigo uma forma de gerar aprendizagem em GP. 
Ao se falar em gestão de pessoas em uma empresa se pensa em diversas funções, essas funções estão agregadas a 6 processos que são de responsabilidade dos gestores de recursos humanos, fazendo parte do dia-a-dia da organização. 

Cada organização realiza cada processo da sua maneira, adaptando-os a sua realidade. Sendo que o foco é sempre fazer com que as pessoas estejam com seus objetivos em sincronia com os objetivos da organização.

Através do filme O diabo veste Prada podemos obter uma visão de alguns desses processos de gestão de pessoas. O filme nos trás a historia profissional de duas mulheres fortes e inteligentes, uma já com uma carreira consolidada e bem sucedida enquanto a outra é uma profissional recém-formada em busca de uma oportunidade dos sonhos.

Miranda Presley: Editora muito bem sucedida de uma renomada revista de moda. O trabalho e a carreira profissional estão acima de qualquer coisa em sua vida.

Andreia: Garota do interior dos EUA recém-formada em jornalismo que busca por um emprego em Nova Iorque, para que possa construir sua carreira.

Abaixo pode-se ver uma analise dos processo de agregar e aplicar pessoas, fazendo-se um link com o filme, que serve como exemplo e objeto de estudo:

- Agregar Pessoas: Toda organização que tenha uma visão estratégica busca funcionários que estejam de acordo com os valores pelos quais a empresa zela.  No filme conhecemos a empresa Runaway, que é uma revista de moda que esta com uma vaga em aberto para assistente da editora chefe: Miranda. Somos apresentados a Andreia que esta interessada na vaga. Conhecemos então os valores da organização, pois Andreia ao ir para sua entrevista de emprego é logo de cara considerada inadequada  para o cargo por não estar antenada com a moda, que é o cargo chefe da organização sendo altamente valorizada.

- Aplicar Pessoas: Andrea consegue o emprego, conhecemos então o seu processo de treinamento para que ela se adapte a realidade da organização. Esse é o ponto chave do filme em minha opinião: A Capacidade de estarmos disponíveis ao novo, as mudanças. Pois Andreia ao decorrer do filme, vai interiorizando em si os valores da empresa, passando a adota-los para sua vida pessoal.



Assistam ao filme e divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário